Como definir metas para seu E-commerce?

Por aqui, ouvimos muitas comparações do tipo: Por que minha loja não vende nada e a do meu concorrente tem muito sucesso? Então fazemos uma análise para o cliente e barramos em algumas questões como:
- Qual sua meta mensal de vendas na loja online?
- Quanto você está disposto a investir para atingir essas metas?
Não existe sucesso sem um mínimo de investimento (infelizmente). Seja ele de tempo e/ou dinheiro.
Para calcular a meta de vendas, devemos ter as seguintes informações:
1. Custo da Operação mensal (Valor pago para agencia de comunicação + valor de aluguel de plataforma + valor de hospedagem + valor de funcionários se houver).
2. Valor de investimento em mídias pagas
3. Ticket médio de vendas (Qual o valor médio de cada pedido?)
4. Qual a margem de lucro que você tem em cada produto vendido?
5. Qual o ponto de equilíbrio da sua loja? Ou seja, quanto precisa vender, gerar de lucro para se pagar.
Por isso, montamos a seguinte tabela, com valores fictícios, que pode facilitar o seu cálculo.
Custo da Operação Mensal | R$ 2.000,00 |
Gastos com Mídias Pagas | R$ 725,00 |
Custo Total (Operação + Mídias) | R$ 2.725,00 |
Ticket Médio | R$ 250,00 |
Margem Bruta | 35% |
Margem por venda | R$ 87,50 |
Ponto de equilibro=Custos/Margem por venda | |
Número de Pedidos | 31 |
Valor Total de Vendas (Pedidos * Valor Médio por pedido) | R$ 7.785,71 |
Essa tabela calcula somente o ponto de equilíbrio que é o quanto o seu e-commerce precisa vender para não gerar prejuízo.
Agora, vamos usar a mesma tabela acrescentando um valor de retirada dos sócios mensal:
Custo da Operação Mensal | R$ 2.000,00 |
Gastos com Mídias Pagas | R$ 725,00 |
Valor esperado de Retirada dos Sócios Mensal | R$ 4.000,00 |
Custo Total (Operação + Mídias) | R$ 6.725,00 |
Ticket Médio | R$ 250,00 |
Margem Bruta | 35% |
Margem por venda | R$ 87,50 |
Ponto de equilibro=Custos/Margem por venda | |
Número de Pedidos | 77 |
Valor Total de Vendas (Pedidos * Valor Médio por pedido) | R$ 19.214,29 |
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Tendo esses valores, fica muito mais fácil de iniciar um planejamento de marketing digital.
Pensando em um funil de vendas que calcula quantas visitas o site deve ter para converter em vendas, temos o seguinte:
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