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Planejamento Estratégico 2020 - Você já fez o seu?

Grandes corporações não agem antes de planejar cada passo de suas ações, e é desta forma que criam suas metas e objetivos. No post de hoje vamos falar sobre o planejamento estratégico de Marketing Digital e trazemos algumas dicas importantes para você!

O que é planejamento estratégico de Marketing Digital?

É um documento usado para guiar as ações de uma empresa em relação ao seu posicionamento no mercado, da própria empresa ou um produto específico, em busca de um determinado objetivo. Nele estão contidas informações sobre o mercado e a indústria a qual a empresa faz parte, concorrentes, estratégia e afins. O planejamento estratégico de marketing é, então, um norteador para as ações da empresa.

Em resumo, o planejamento estratégico é o guia que serve para nortear a empresa na direção do sucesso.

Por que o meu negócio precisa de um planejamento?

Uma empresa vai muito além do que é dito em sua missão, visão e valores. Por isso, é necessário que todos os envolvidos estejam alinhados com o posicionamento da corporação como um todo e ter as metas bem claras (e alcançáveis), lembrando sempre dos seus pilares. Para isso, é importante renovar anualmente (ou sempre que necessário) o planejamento estratégico, afinal é com ele que você consegue enxergar o potencial do negócio e ver além do óbvio para sair na frente no mercado, além de ajudar a descobrir quais os caminhos mais adequados para alcançar as metas.

Como montar um planejamento estratégico?

A criação do planejamento deve ser realizada pelos colaboradores da equipe de marketing, que deve estar alinhada com a diretoria da empresa e ter bem claro quais os objetivos principais. Para te ajudar, trouxemos algumas dicas para criar o seu planejamento:

- Colete informações: Reúna o máximo de informações importantes e relevantes sobre a empresa

- Diagnóstico: Olhe para a empresa atualmente, perceba como ela está hoje e qual caminho ela deve seguir

- Pesquise: Olhe para seus concorrentes e para o mercado. É importante também ter pessoas/empresas como inspiração.

- Metas: Pense quais são as metas a curto, longo e médio prazo da empresa.

- Personas: Crie e tenha bem definidas as suas personas, são elas quem vão guiar as ações de marketing e venda.

 

Passo a passo para criar o seu planejamento estratégico:

1. Faça uma análise do cenário atual - veja quais são os objetivos, o contexto atual em que se encontra, pontue quais são os desafios, descreva quais são os produtos e/ou serviços fornecidos e faça um benchmarking completo (estude concorrentes e empresas de inspiração).

2. Análise da empresa - veja como está a presença online da empresa. De maneira geral, liste quais são as características principais, os diferenciais competitivos e pontos de melhoria da corporação. Entenda seu público-alvo e crie as suas personas.

3. Plano de ação - Descreva quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo, defina quais são os pilares da empresa (eles que vão guiar as ações de posicionamento). Defina quais serão os primeiros passos/ações, quais os conteúdos serão divulgados nas redes sociais e monte um calendário de postagens. Neste ponto, ressaltamos também a importância de criar um plano para mídia paga.

4. Mãos à obra!

Cada empresa pode adaptar estas dicas da forma que melhor encaixar com sua realidade, o que trazemos aqui é um norte para lhe ajudar nesta tarefa! Nós da LK6 Comunicação somos especialistas em criar planejamentos estratégicos especiais e diferenciados para nossos clientes e atendemos os mais diversos nichos de mercado. Nós também somos experts em administração de redes sociais e inbound marketing. Ficou interessado(a)? Preencha o formulário abaixo e solicite orçamento!

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