LK6 Comunicação

Site name

Dicas para postar videos nas Redes Sociais

Muitos influenciadores digitais, livros, apostilas, ebooks, artigos, falam que é importante fazer e postar vídeos nas Redes Sociais. E sim, é mesmo.
Com o vídeo você se aproxima mais do público, mostra como você, sua voz, seu jeito e isso cria empatia fazendo com que as pessoas queiram te ouvir.

Mas, pra isso, seguem algumas pequenas dicas. Observem que essas dicas e esse artigo foi criado para aqueles que não tem o hábito de gravar vídeos e querem fazer algo amador, muitas vezes sozinhos, pelo celular.

1 - Cuide da luz

A iluminação do ambiente deve ser levada em conta, pois você pode ficar muito claro ou muito escuro e isso dificulta a visualização.

2 - Ruídos no som

Em alguns vídeos fica até difícil prestar atenção no que a pessoa está falando em virtude dos ruídos externos. Indicamos que utilize o fone de ouvido com microfone conectado ao celular, dessa forma, o som da sua voz será mais próximo e os ruídos ficaram menores.

3 - Legenda

Você sabia que a grande maioria dos usuários de redes sociais mantém o áudio desligado? Por isso, ao passar por um vídeo que contenha só áudio, não escutarão o conteúdo. Mas, se você inserir textos e legendas que chamem atenção, já muda completamente. Assim, você aumenta o engajamento e ainda passa o seu recado.

4 - Não Decore

Para demonstrar propriedade sobre o que está sendo falado, não leia nem decore. Converse com o público. É como se a câmera fosse uma pessoa para quem você está falando sobre o conteúdo, então, seja o mais natural possível.

4 - Vícios de linguagem

Cuidado com vícios como ããããã, tipo, né, ou vários outros dependendo da sua região.

5 - Seja Autêntico

Não precisa encarnar um personagem. Seja você mesmo e converse naturalmente.

6 - Tempo do Vídeo

Vídeos longos não atraem. Lógico que depende do conteúdo. O ideal é fazer um vídeo para cada mídia. Por exemplo: Nos stories do Instagram, no máximo 30 segundos. No Feed do Instagram e do Facebook, no máximo 1 minuto. Já no IGTV e no Youtube você pode fazer vídeos um pouco mais longos. Mas tente não ser repetitivo.

7 - Cenário

O melhor cenário é aquele em que você se sente melhor. Algumas pessoas preferem fazer os vídeos andando na rua, outras, dentro do carro, também tem aquelas que montam toda uma estrutura ou ainda os que seguram o celular em selfie com a mão e falam. E isso vai de cada um, o que ficar bom pra você, está valendo.

Essas são pequenas dicas que já vão ajudar. Pesquisem apps para edição de vídeos para inserir textos, legendas e animações. Eu uso o Inshot, para IOS existe o Clips que já insere legendas automaticamente, mas vale a pesquisa.