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Melhores práticas para sua empresa no Instagram

O Instagram é uma tendência que veio pra ficar e muito ouvimos por aqui que é a evolução do Facebook. Nos perguntam se as pessoas realmente estão "migrando" para o Instagram e a resposta é: SIM!
Mas, para quem pensa que o facebook já era, está enganado, afinal Facebook, Instagram, Messenger e Whatsapp são todos da mesma empresa e o Facebook ainda lidera o número de usuários ativos que passa de 2,2 bilhões, enquanto o Instagram passa de 1 bilhão de usuários ativos.

Devido a essa crescente utilização da ferramenta, listamos algumas dicas e melhores práticas para que sua empresa tenha um Instagram de Sucesso.

A primeira questão a ser verificada é: O Instagram faz sentido para a sua empresa? Veja alguns dados retirados da Fonte: Social Media Trends 2018::

  • - Brasil é o segundo país com mais usuários (fonte: Social Media Trends 2018); 
  • - Dos usuários do Instagram 53% são mulheres e 47% são homens;
  • - 67% estão entre 18 e 35 anos;
  • - São mais de 100 milhões de posts por dia;
  • - O número de curtidas diárias é 4,2 bilhões;
  • - 32% de toda a internet está no Instagram;
  • - Cerca de 49% das marcas usam Instagram;
  • - 80% dos usuários seguem ao menos uma marca;
  • - O engajamento do Instagram é 45% maior do que no Facebook

Se você identificou que o Instagram é sim um bom local para divulgação da sua empresa (E nós entendemos que sim, independente do segmento), siga as dicas a seguir:

- Instagram for Business
Certifique-se de que a conta da sua empresa é uma conta comercial. Com ela, você terá recursos comerciais e estatísticas, possibilidades de integrações que listaremos adiante;


- Conteúdo
Faça um bom planejamento do que será postado. Entenda seu público e crie com antecedência o conteúdo, selecione boas imagens, para que seja interessante, atraente. Sugerimos sempre que você se coloque no lugar do seu seguidor e pense: Isso seria interessante para mim?
- Identidade do Feed
Crie uma Identidade Visual harmonioza para seu feed. Escolha um padrão de cores relacionados com a sua marca. Assim, quando sua publicação passar pelo feed do seu seguidor, ele terá uma lembrança de que está relacionado a sua marca.
- Identificação
Identifique suas postagens com logotipo ou marca d'água.
- Comunicação
Seja objetivo, claro e direto ao ponto para comunicar o que deseja. A imagem deve sutilmente traduzir o que você quer passar e a legenda não deve ser muito extensa, atraindo a curiosidade da leitura sem ficar cansativa.
- # Hashtags
As # são muito utilizadas no Instagram e é possível seguir determinada hashtag. Importante que as escolhidas tenham a ver com o assunto tratado na postagem. O aconselhado é incluir as # como primeiro comentário e não na legenda. Para acertar nessa dica, o ideal é conhecer bem o seu público e entender quais são as # utilizadas por eles.


- Informações sobre a Empresa
A Bio (ou Perfil) deve estar bem completo. Atente-se em inserir informações completas e rápidas como o endereço ou área de atendimento, site (aqui é possível inserir o link do Whatsapp), telefone de contato, serviços ou produtos oferecidos.
- Quantidade de Postagens
Cada segmento de negócio tem a sua particularidade. Para alguns é recomendado mais de uma postagem no feed por dia, para outros, no entanto, duas a três postagens por semana já é suficiente. Como descobrir? No planejamento de postagens que citamos anteriormente é interessante ter a empatia, observar o que o seu público quer e gerar conteúdo interessante que atraia.
- Stories x Feed
O feed do instagram deve ser bem pensado, para que tenha uma harmonia na imagem, mescla de textos e vídeos, conteúdo interessante para engajamento com quantidade de no máximo 2x por dia. Mínimo 1x por semana. As imagens do feed devem ser quadradas. Já os stories devem ter imagens e vídeos verticais, mostrar os bastidores, a vida real, quem são as pessoas por trás da marca, como é feito o trabalho. Vídeos de no máximo 30 segundos (Para que ocupem no máximo 2 "quadradinhos") e esses vídeos devem trazer um conteúdo inteligente para que desperte o desejo da compra de forma sutil. Não é fácil, mas é possível.
Atente-se ao seguinte: Por mais que as postagens nos stories devam ser diárias, elas não devem passar de 4 por dia. Novamente use a empatia e coloque-se no lugar do cliente: Quando você chega numa conta cheeeeia de stories, você fica passando e visualiza todos?
- Por que eu não tenho a opção de arrasta pra cima no meu stories?
A opção de inserir link nos stories só é liberada após a conta atingir a marca de 10 mil seguidores. Então, o negócio é ter paciência e trabalhar bem o conteúdo para atrair todos esses seguidores. Passos de formiguinha, mas devem ser passos certeiros.
- Use e abuse dos recursos da ferramenta
Além das fotos e vídeos tradicionais, o Instagram Stories disponibiliza diversas outras funções para você criar seus conteúdos. Para acessá-las, basta navegar pelo menu que fica na parte inferior do aplicativo. Recursos de enquete são bem vistos e os filtros podem e devem ser usados.
- Legenda
As legendas nas redes sociais não devem ser muito extensas 📖e uma boa prática para que seu conteúdo seja lido é a utilização de emojis 😀 no texto. Eles ajudam bastante no engajamento 💪, assim como as #. Mas a imagem é que deve despertar o interesse em ler o conteúdo da legenda. ❤

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